Exuberância de Luanda patente em mostra fotográfica no Instituto Camões

Um passeio demorado pelas ruas de uma Luanda secular, bela, misteriosa e acolhedora é o convite que o fotográfo Celso Rosa faz aos apreciadores e amantes das belas artes para a exposição de fotografia, intitulada “Luanda, talk of the town”, a ser aberta hoje às 18H30 no Instituto Camões.
Promovida pelo Instituto Camões em colaboração com a Liber Média, a exposição traz fragmentos da cidade capital, criados a partir de pedaços da sua zona urbana, do seu património e modernidade, de forma a “contar” aos presentes os seus segredos, sem fazer recurso a palavras ou a música, mas sim à um conjunto de imagens.
O convite do antropólogo angolano Celso Rosa feito com o intuito de redescobrir as suas origens numa Luanda moderna permitirá aos presentes vaguear por entre as memórias, impressas nos muros e nas fachadas de outrora, nos jardins e espaços públicos de que ainda perduram histórias.
“Esta é aquela cidade que soube crescer sem perder a juventude, onde em cada rua e avenida se sente o pulsar de um povo que nos olha de frente, com um brilho no olhar e a expressão de um sorriso”, realçam os organizadores no catálogo da exposição.
Buscando as “várias Luandas” que crescem diariamente ante os olhos incrédulos dos seus habitantes, a exposição, que estará em amostra até ao próximo dia 21 do corrente, exibirá também o casamento entre o antigo e o novo nesta imensa urbe que se reconstrói, se reiventa e se levanta para seguir com mais força e determinação.
“À escassa distância de Luanda, seja qual for a direcção que se tome, é fácil deixarmo-nos deslumbrar pela beleza e quietude da paisagem, pela simpatia e amabilidade das suas gentes, pelos intensos verdes com que a natureza nos brinda e pelos azuis de um mar que permanentemente chama pelo toque dos seus”, frisa o catálogo.
Procurando também “falar” fotograficamente das transformações diárias que tem atravessado a cidade, descrevendo, de forma detalhada os hábitos e costumes dos seus habitantes, Celso Rosa convida todos a verem a sua análise sobre as inúmeras complexidades de Luanda.
“Este discurso fotográfico é um percurso, no qual Luanda tem a palavra e fala sobre si mesma, revelando-nos também o que a envaidece e tem vindo a mudar”.

AM

http://www.jornaldeangola.com/

Advertisements

~ by Celso Rosa on March 20, 2008.

One Response to “Exuberância de Luanda patente em mostra fotográfica no Instituto Camões”

  1. I truly enjoy reading on this website , it has got good content . “The secret of eternal youth is arrested development.” by Alice Roosevelt Longworth.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: